Sexta 22 Agosto 2014

Secretaria de Assistência Social

Assistência Social

Estão abertas as inscrições até o dia 22 de outubro, segunda-feira, para o preenchimento de 80 vagas para os cursos de Vendedor e Recepcionista para a cidade de Capelinha. Os cursos são gratuitos e oferecidos pelo Programa Nacional de Ensino Técnico – PRONATEC - ministrados pelo SENAC em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. O curso de Recepcionista oferece 40 vagas, exigindo que os candidatos estejam pelo menos cursando o 1º ano do Ensino Médio. Já o curso de Vendedor também oferece 40 vagas e exige escolaridade mínima em nível de ensino fundamental completo. Exige-se ainda para inscrição que os candidatos tenham idade acima de 16 anos e estarem inscritos no Cadastro Único. As inscrições podem ser feitas no CRAS Pedro Novato, no CRAS Piedade e CRAS Vista Alegre, no CREAS, Sine, Projovem, Bolsa Família e na Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro. Os documentos exigidos são Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Os dois cursos têm duração de 180 horas, com previsão de início das turmas para o dia 29 de outubro e término na primeira quinzena de Dezembro. Serão realizados no turno noturno, no Colégio Politécnico Dom…
 O Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Defesa Social – Subsecretaria de Políticas sobre Drogas – firmou o Termo de Parceria Número 24/2009 com a Entidade do Terceiro Setor “Terra da Sobriedade”, criando o Programa Papo Legal, que caracteriza diálogos comunitários para a prevenção do uso e abuso de drogas.  No dias 13 e 14 de março/2012, Capelinha recebeu a visita técnica de duas representantes (Christiane Vilela e Ana Lanna) do Programa Papo Legal, que será implantado nos próximos meses, tendo como objetivos principais: integração e fortalecimento de uma Rede Social de Prevenção, através do diálogo e da articulação entre representantes de instituições governamentais e não-governamentais. Foram realizadas reuniões com o AA (Alcoólicos Anônimos), COMAD (Conselho Municipal Anti-Drogas), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e CREAS. A visita técnica objetiva a apresentação do Programa a Instituições especializadas existentes no município para coleta de dados quantitativos e qualitativos, visando à construção e à consolidação da Rede Local de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas. Posteriormente, será feito o mapeamento da rede local, através da síntese dos dados coletados na etapa anterior, contendo o cadastro das instituições e serviços que atuam na área da…
 Em cerimônia realizada no dia 07 de Março, às 19 horas, no Espaço AtivaIdade, o Centro Vocacional Tecnológico de Capelinha – CVT - fez a entrega de 1500 certificados para alunos que concluíram cursos nas áreas de Agricultura e Pecuária, Cidadania, Empreendedorismo, Gestão de Agronegócio, Informática, Meio Ambiente e Primeiro Emprego. Para realizar um dos 49 cursos gratuitos nas áreas citadas, é necessário que o candidato seja maior 12 de anos e que efetue um cadastro na sede do CVT, podendo optar por realizar as aulas em casa ou na própria sede do Centro Tecnológico. Os cursos são concluídos num prazo máximo de dois meses. Criado desde 2006, o CVT de Capelinha já emitiu mais de 7000 certificados, fazendo valer o seu objetivo principal que é a promoção da inclusão digital e ainda proporcionar inserção de pessoas no mercado de trabalho, através da qualificação profissional. Localizado na Rua Polônia, 25 – Bairro Jardim Aeroporto - o Centro Vocacional Tecnológico conta com uma sala de inclusão digital, nove computadores e uma sala de Vídeo-Conferência, que pode ser utilizada pela comunidade, órgãos e setor empresarial, através do sistema de agendamento prévio.   Texto e foto: Fátima Santos Pimenta
O Comad – Conselho Municipal Anti-Drogas - de Capelinha reuniu-se no dia 25 de janeiro, às 16 horas, na Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, para avaliar Projetos que poderão ser implantados em Capelinha para fortalecimento das campanhas de combate às drogas. A presidente do COMAD, Maria da Conceição Vieira, apresentou o Projeto Vhiver sem Drogas – Juventude dá o seu Recado – proposto pelo Grupo Vhiver de Belo Horizonte, através do qual 15 cidades dos Vales Jequitinhonha e Mucuri foram contempladas: Pedra Azul, Medina, Jequitinhonha, Salto da Divisa, Almenara, Araçuaí, Padre Paraíso, Nanuque, Carlos Chagas, Capelinha, Leme do Prado, Teófilo Otoni, Itaipé, Presidente Kubistchek e Diamantina.  A aplicação do Projeto se dará através de Simpósio, nos quais serão formados trinta jovens em cada município selecionado. Dentre eles, serão selecionados dez jovens, de acordo com o interesse demonstrado durante a formação, para executarem oficinas a outros vinte jovens em uma escola.  Objetivos do Projeto Vhiver sem Drogas: • Promover saúde, prevenção, capacitação e assistência aos jovens acometidos pela influência de álcool, crack e outras drogas; • Diminuir os índices de consumo de crack e outras drogas entre os adolescentes e jovens, através da metodologia da redução de danos; •…
Gratificante é ver o resultado do trabalho em equipe exposto na Praça do povo e ainda ver mais de 10.000 garrafas Pet sendo reutilizadas. Um Projeto sustentável e que neste ano contou com a colaboração dos Srs. Dailton Guedes, Wellinton Vitor, Fernando Generoso, Dedé Soier, Rotary Clube, Daniel Sampaio, Flávia Fernandes, Dilson Morais,Lelson da Distribuidora Leal, Aristeu Paranhos, Beto Peças, Auto Vale e Viveiro Santa Isabel, que apoiaram os adolescentes inseridos no Projeto com uma bolsa de incentivo no valor de R$ 120,00 mensal em contraturno escolar, estes que dedicaram-se a construção dos enfeites no galpão 5 Rs nos últimos 60 dias , tendo como supervisores Jefferson Viana e Mary Mares ambos da Equipe do Projovem Adolescente. O projeto envolveu todos os Programas Municipais ( PETI, CRAS, CREAS e Projovem ) sendo a contribuição de cada um, peça fundamental para o efetivo alcance dos objetivos.
No processo de certificação do Selo Unicef Edição 2009/2012, o município de Capelinha deverá desenvolver diversas ações voltadas para a questão ambiental. Sendo assim, as metas vão sendo atingidas com a redução de lixo lançado no meio ambiente, diminuindo assim, diversos impactos ambientais. Essas ações têm sido intensificadas na confecção de enfeites natalinos com material reciclável (Garrafa PETI), com a produção de peças como: anjos, guirlandas, árvores, sinos, flores, bolas, presépio, etc. Os Programas como PETI, Pro-Jovem Adolescente, CRAS Vista Alegre e Piedade, estão envolvidos nas atividades para confecção dos enfeites. As Oficinas possuem coordenadores que acompanham toda a linha de produção, desde o momento em que as garrafas chegam aos galpões, limpeza, cortes, até a confecção final das peças.  As Escolas Municipais estão contribuindo com a doação de garrafas Petis. No dia 12 de novembro/11 integrantes do Pro-Jovem Adolescente de Chapadinha visitaram o Galpão, localizado no Anel Rodoviário, onde estão sendo confeccionados os enfeites de natal, pois existe proposta para que esse trabalho também seja desenvolvido na comunidade de Chapadinha. Para a Senhora Maria Imaculada Sampaio, coordenadora do Pro-Jovem Adolescente de Capelinha, a oficina tem diversos objetivos como: diminuição dos impactos ambientais com a reutilização de materiais recicláveis, inserção…
O Conselho Municipal da Mulher de Capelinha vem desenvolvendo ações para a garantia dos direitos das mulheres, bem como sua proteção e autonomia.    O referido Conselho realizou no dia 11 de novembro o Dia “D” da Mulher na Praça do Povo, com distribuição gratuita de material educativo, através de abordagem, além de visitas aos ESF’s e Centro Viva Vida. O Dia “D” da Mulher teve como objetivo a conscientização de toda a comunidade capelinhense no combate a violência às mulheres. É considerada violência doméstica qualquer ação ou conduta cometida por familiares ou pessoas que vivem na mesma casa, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher. É uma das formas mais comuns de manifestação da violência e, no entanto, uma das mais invisíveis, sendo uma das violações dos direitos humanos mais praticadas e menos reconhecidas no mundo. Trata-se de um fenômeno mundial que não respeita fronteiras de classe social, raça/etnia, religião, idade, nem mesmo grau de escolaridade.   É preciso difundir cada vez mais os instrumentos de proteção existentes para as mulheres como, por exemplo, a Lei Maria da Penha (Número 11.340 de 07/08/06) que criam mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra…
 As Ações Intersetoriais e a Gestão da Rede foi o tema debatido durante a II Conferência Municipal do COMAD (Conselho Municipal Anti-Drogas) de Capelinha, que contou com a presença de representantes da Polícia Militar das cidades circunvizinhas, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, Secretários Municipais, Conselho Tutelar, CREAS, PAIR, CMDCA, CRAS. Esf’s, Rotary Club, Banco do Brasil, PETI, Pastoral da Criança, Clubes de Mães, Lar Mamãe Dolores, APAE, Hospital Municipal, Paróquia Nossa Senhora da Graça, Igreja Assembléia de Deus Shekinar, Igreja Renascer, Escolas municipais, particulares e estaduais, Pro Jovem Adolescente, Casa Lar Masculina, Clínica Odontológica, NASF, Casa da Cultura de Capelinha, Grupo de Teatro Animart, Grupo Pro Riso, Fórum da Comarca, Sou Mais Minas, Jornal A Cidade, Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas de Minas Gerais, além da sociedade civil.  O evento, que aconteceu no dia 24/10/11, das 12 às 18 horas, no Galpão Cultural Professora Maria Odeth Sampaio, foi uma etapa preparatória para a V Conferência Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas de Minas Gerais, que será realizada nos dias 23, 24 e 25 de Novembro, em Belo Horizonte.   Na abertura oficial da II Conferência Municipal do COMAD houve pronunciamento das autoridades: Dra. Lívia Lúcia Oliveira Borba, Juíza de…
O COMAD de Capelinha vem intensificando suas ações de prevenção, conscientização e combate ao uso indiscriminado de drogas lícitas e ilícitas em nosso município.  Com esse objetivo realizou, no dia 24/10/11, às 08 horas da manhã, no Salão Paroquial, uma importante palestra que contou com a participação de 198 alunos das escolas públicas e particulares de Capelinha. O Senhor Hamilton Henrique Siqueira, representante do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas de Capelinha e do Lions International, abordou, de forma descontraída, o tema “A Família, os adolescentes e as drogas – Mito e Realidade”. Os jovens tiveram oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e acesso a informações relevantes sobre a prevenção de drogas, bem como seus impactos negativos na família e sociedade. 
O Conselho Municipal Anti-Drogas de Capelinha – COMAD – realizou na manhã do dia 11/10/11 uma Blitz Educativa, na Praça do Povo, com abordagem de veículos, motos e pedestres, com o objetivo de conscientizar a população quanto à necessidade de serem desenvolvidas ações no combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas. A campanha contou com a presença de representantes do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social, PAIR – (Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Exploração Sexual Infanto/Juvenil no Território Brasileiro), Polícia Militar e membros do COMAD.
Pagina 1 de 3